terça-feira, 27 de novembro de 2012

5 Teorias que vão explodir sua cabeça

A Ciência é uma fanfarrona. Ela nos “presenteou” com a bomba atômica, com os leitores digitais, com a internet, os computadores e outras tantas tecnologias que nos assistem hoje; mas mais do que isso, ela nos deu o poder de compreender, até certo ponto, de onde viemos. Mas aí ela também nos prega tantas outras peças; nos dando explicações incopreensíveis, teorias sinistras e outras tantas coisas loucas.
Hoje nós vamos apresentar algumas dessas teorias pra vocês.
Então, Vamos nessa?

1) Teorema dos macacos infinitos

Você já deve ter ouvido, de um amigo ou conhecido seu, que jamais um macaco escreveria algo.
Pois bem... E SE, eu te falar que, segundo esta teoria não apenas esse seu amigo/conhecido estaria errado mas também este mesmo macaco escreveria algo absolutamente genial, tal qual alguma obra de Sir Connan Doyle.
E a parte mais interessante sobre esta teoria: segundo esta teoria o que aconteceria é infinitos macacos, com infinitos teclados e sem um limite de tempo ocasionalmente, sem motivo real, terminariam por gerar alguma obra prima da literatura humana.

Óbviamente, não apenas Sir Connan Doyle. Esta teoria aborda probablididades, natureza e realidade, ela é desconhecida porque é meio… estranho… pensar em inumeros macacos batendo em infinitas maquinas de escrever… é… definitivametne estranho.


2) Cenário Equipiótico

Aqui está uma teoria que muitos cientistas hipsters acham legal, pois, segundo estes mesmos, é uma teoria dificil de se refutar. Embora ela trate de universos paralelos, o que é estranho, mas nós gostamos de  universos paralelos.

Esta teoria afirma que o nosso universo foi criado após o choque de dois universos paralelos, divergindo um bocado da teoria do Big Bang, que defende (meio que) o universo tenha sido criado “do nada”. Seguindo a idéia da teoria a colisão desses dois universos paralelos permitiria a criação de uma infinidade de unviversos, ou, como nosso caso, um universo “infinitamente” expansível. Isso, é claro, até a realidade se cansar disso e resolver começar tudo de novo, e essa seria a forma pela qual a existencia humana entraria em decaimento. Bem mais interessante do que simplesmente acreditar no fim por causa de um calendário antiquissimo encontrado em uma floresta…

3) A interpretação de Copenhague


 

Copenhague é um lugar bizarro. Por que? Entre outras coisas por causa de alguns hábitos dinamarqueses tal qual comer coisas estranhas quando o mundo não está olhando. Deste lugar bizarro também veio uma das teorias mais bizarras, ou pelo menos o nome de tal teoria.

Um dos seus professores da faculdade deve ter demonstrado isso pra você, a não ser, é claro, que você não tenha feito engenharia, se você fizer dois cortes em lados paralelos de uma caixa (sem que você veja o interior da caixa) e disparar um elétron por eles o dito elétron passará por ambos os cortes ao mesmo tempo. Em outras palavras, o elétron esteve em dois lugares ao mesmo tempo, durante este momento. E ninguém do Arquivo X apareceu.

4) A Teoria dos Muitos Mundos

Ao contrário do cenário equipirótico esta teoria diz que depois do inicio, seja lá como ele tranha sido, VÁRIOS universos foram crriados, na verdade ao invés de um unico universo infinito, inifinitos universos finitos foram criados.
Sabe aquele momento em que você pensa “E se eu tivesse feito aquilo…?” ou “E se eu não tivesse feito aquilo…?”, pois bem, segundo esta teoria em cada um dos infinitos universos você tomou a decisão diferente

Mas não é tão simples quanto pode parecer. Também há universos no(s) qual(is) você está trabalhando quase como um escravo para poder ler isso, assim como há um no qual você está tranquilo, na sua, passeando com seu tiranossauro rex com lasers aproveitando-se do seu computador de pulso em uma ilha paradisíaca enquanto aproveita a companhia de uma mulher realmente linda. Em alguns universos você já morreu, em alguns você está decidindo alguma coisa fútil que resultará em sua morte… A, tantas possibilidades, tantas mortes. >.<”


5) Laser de Viagem no Tempo


E vamos a conclusão do texto com algo realmente culto, inteligente, genial. Tão bom quanto chocolates, dinossauros ou troca de gordura corporal por dinheiro. O doutor Ronald Mallet, da Universidade de Connecticut, sugeriu que a viagem na quarta dimensão é tão possivel quanto a viagem na terceira dimensão. E para defender sua teoria ele utilizou-se de luz em circulação, curvas de luz. Ou, pelo menos, essa é a essencia.
Esta é a metáfora que ele utilizou para explicar, adaptada para a língua portuguesa:

"Digamos que você tenha uma xícara de café e uma colher. O café é o espaço vazio, e a colher é o feixe de luz em circulação. Quando você mexer o café com a colher, o café - ou o espaço vazio - fica torcido. Suponha que você deixa cair um cubo de açúcar no café. Se o espaço vazio estiver em torção, você seria capaz de detectá-lo pela observação de uma partícula subatômica, no caso o açúcar, se desloca no espaço. "
Se você não entendeu, você provávelmente não fez engenharia…

Essa é a parte onde todos acenam a cabeça em concordância sem fazer a menor idéia do que foi dito. Até mesmo porque, por algum motivo, brotou em todos a vontade de tomar uma xícara de café. Depois de colocar um pouco de acúcar e mexer pra ver o que acontece.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário